“Senhor o que queres que eu faça”? (São Francisco de Assis)

O chamado de Deus bate a porta, como é a aceitação e as renuncias do filho escolhido para essa missão

Por Débora Gomes

 

IMG_1087


Dentre as perguntas mais frequentes quando o assunto é os seguidores de São Francisco de Assis, há um maior destaque para a questão da escolha. Jovens que abandonam os caminhos mundanos para se dedicar ao amor pelo outro, vivendo com  simplicidade usufruindo apenas do necessário para a sobrevivência.

Quando se fala em escolha, a resposta dos “Toqueiros” é sempre a mesma: não é escolha, mas sim um chamado de Deus. Esse chamado se dá de diferentes maneiras, mas todas se resumem numa presença forte de Deus em seus corações, que vai crescendo aos poucos, lhes apresentando suas verdadeiras vocações. Irmão Petrus explica como se dá o chamado: “O chamado se dá como um namoro. É como quando você vê a pessoa pela primeira vez e sente algo diferente por ela. Aí você vai conhecer, compreender e se apaixonar aos poucos, até perceber que não pode mais viver sem ela. Assim é o chamado: não é feito como uma escolha, em que acordo pela manhã e digo que quero servir a Deus. Mas é como se Ele entrasse aos poucos em nosso coração, nos mostrando uma riqueza não material, mas uma riqueza de espírito que alimenta a alma.”.

O ‘chamado’ é sinônimo de vocação. O vocacionado não escolhe hora nem idade e atinge tanto homens quanto mulheres, sem discriminação. Para alguns, o chamado age com clareza e certeza, tornando mais fácil e rápida sua aceitação. Para outros, no entanto, o processo é mais demorado, como nos conta Irmã Mônica: ” A principio não compreendi. E não segui. Só resolvi atender ao chamado quando percebi que era mesmo minha vocação e que se eu não o aceitasse, nada na minha vida e nem da minha família iria para frente.”

Os Toqueiros vivem seus dias mergulhados e preenchidos pelo amor de Deus, encontrando nele a direção e a maneira de ajudar ao próximo, levando o amor, ao qual são chamados a viver.

Irmã Maria dos Anjos, explica sobre o Chamado de Deus:

PASTORAL VOCACIONAL FEMININA
E-mail: pvnacionalfeminina@tocadeassis.org.br

Clique AQUI para cadastro vocacional!

PASTORAL VOCACIONAL MASCULINA
E-mail: pvnacionalmasculina@tocadeassis.org.br

Clique AQUI para cadastro vocacional!


5 comentários

Filed under Matérias

5 responses to ““Senhor o que queres que eu faça”? (São Francisco de Assis)

  1. Acredito que com essa matéria dá pra entender claramente como se dá esse processo e como eles conseguem entregar às vidas a essa obra, abrindo mão de algumas coisas que achamos indispensáveis pra sobrevivência. E com esse tipo de matéria que conseguimos também entender que o mundo que criamos pra viver e julgamos ser essencial, não passa de um consumismo desnecessário. Às vezes o amor dele é o suficiente.

  2. Marcos

    Você viu o absurdo que escreveram sobre a Toca de Assis? É preciso mandar retirar para não contagiar ninguém com aquela mentirada. Veja o link abaixo: http://luiscarlosgusmao.blogspot.com/2007/05/toca-de-assis-uma-juventude-alienada_04.html

  3. Luiz Phelipe

    Já disse inúmeras vezes que todo o projeto é lindo, da ideia no papel até os resultados, narrados aqui no blog. Adorei o artigo.

  4. Nossa gratidão pela divulgação do carisma. Queríamos um email para contato com vocês.
    Deus vos abençoe e conserve!

  5. Pingback: Ponto de Vista « "FRATELLO SOLE, SORELLA LUNA"

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s