Companheiros na fé

Quem são as pessoas amigas da “Toca de Assis” que auxiliam os toqueiros na assistência aos miseráveis

Por João Paulo Costa Jr.

Eles são anônimos e preferem que seus trabalhos de assistência aos mais necessitados também continuem no anonimato. São estudantes, funcionários públicos, professores, pessoas com poder aquisitivo elevado, ex-viciados em drogas, pais de família, filhos e irmãos que se misturam abdicando de seus tempos livres para fazer o bem sem esperar retorno. Desejam apenas, em nome de Cristo, levar ajuda a quem precisa. Estas pessoas são os Leigos da Toca de Assis.

Os Leigos e Leigas da Toca acompanham os toqueiros no auxílio aos moradores de rua, amenizam  dores de doentes e dão conforto moral às pessoas oprimidas e marginalizadas. Vivem o “carisma  franciscano” de auxílio e amor ao próximo sem, contudo, professarem os votos de castidade,  obediência e pobreza dos filhos da Toca de Assis.Podem ser encontrados nas Pastorais de Rua  realizadas pelos  toqueiros  ou numa casa fraterna da Toca de Assis. Sempre trabalhando com o  coração  aberto e enorme disposição em ajudar os pobres, os doentes e os abandonados. Eles não  vivem uma vida  religiosa consagrada, mas “são membros conscientes do povo de Deus”, conforme    afirma Marcus, 28,  leigo que trabalha na Casa Aliança São José, no bairro Enseada das Garças, em Belo Horizonte.

Seus trabalhos de auxílio aos toqueiros tornam-se importantes na medida em que confirmam seus carismas e vocações cristãs e realizam e satisfazem seus corações. “Acredito que Cristo foi o homem que mais bem fez para a humanidade e meu trabalho é inspirado por sua obra. Sigo minha vocação de ajudar. Todo cristão que ama a Igreja deve amar também algum trabalho voluntário. Ajudando aos irmãozinhos de rua, sinto-me realizado e verdadeiro filho de Deus”, afirma convicto Jeverton de Araújo (foto acima), 24, Técnico em enfermagem e praticante da Pastoral de Rua da Igreja São José.

Todas as quartas-feiras, Araújo segue seu trabalho assistencial com a Pastoral Jovem Católica da Igreja São José e nas sextas-feiras se junta ao grupo de toqueiros para ajudar os moradores de rua da capital mineira. “Nas quartas faço evangelização e nas sextas cuido de feridas em braços, pernas e pés dos moradores de rua. Os alimento e os ouço, que é o mais importante. Gosto de cortar cabelo também”, brinca Araújo. Os serviços dos Leigos ainda se estendem à catequese, obras sociais, coordenação de pequenos grupos de comunidades de base, reflexão e oração em grupos.

Foto: Irmão Ágape e o ex- Toqueiro, hoje leigo ajudante da Toca de assis Marcus

4 comentários

Filed under Matérias

4 responses to “Companheiros na fé

  1. Aqui em Portugal, Matosinhos, Franciscano-Capuchinho(consagrado), Independente de instituições, que acompanha modestamente os irmãos desabrigados e com eles fala do amor de Jesus e da caridade. Tenho o coração junto deles e eles conhecem-me pelo amor que lhes transmito. Não há fotos,não há notícias, não há elogios públicos(por vezes,sim insultos e troças daqueles/as que adentro de templos rezando,rezando,rezando, mas nada praticando, o coração chora mas vai navegando no meio do reboliço de ondas nefastas e violentas), mas faço a minha caminhada e cumpro o que me é ordenado pelo Mestre vai e fala(faz).

  2. Maria Auxiliadora Ferreira de Lima

    Que serviço maravilhoso aos irmaos necessitados que Deus abençoe a cada um . Como gostaria de participar desta obra e fazer o que realmente importa que é servir ( ser servo de Deus) Paz e Bem!

  3. Maria Auxiliadora Ferreira de Lima

    Fiquei entusiasmada com trabalho da comunidade toca de assis realmente vocês vivem em orar e ação e é isso que nosso senhor Jesus nos pede viver em oração. Na minha paroquia participo do grupo de oração Discipulos de Cristo o qual trabalha na evangelização de famílias com o terço mariano da misericordia.

  4. Eu gostaria de saber oque aconteceu com a Elizabete,pois não consigo entrar em contato com ela,nem o tel,nem o e-mail me retornam,ela é de SP,e ajuda os moradores de rua.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s