Franciscanos, filosofia e conceitos

Por Pedro Leão

Abdicar. É essa a palavra que norteia os princípios franciscanos para o filósofo e estudante de teologia, Alexandre Braga. Para Braga, a participação dos franciscanos na formação do que hoje chamamos conceitos de sociedade é grande e não pode ser desprezada.

A contribuição dos franciscanos para a formação moral dos países católicos é apontada como de fundamental importância. “Conceitos como o de simplicidade, solidariedade e respeito aos animais foram introduzidos pelos franciscanos,” aponta Alexandre.

O filósofo afirma que a importância de São Francisco se dá por vários fatores. Dentre os principais, ele cita a proximidade de personalidades entre o santo e Jesus Cristo. A pompa dos palácios do Vaticano não é condizente com os ensinamentos de Cristo: “Jesus pregava a igualdade entre os homens, não valorizava a ostentação e  as riquezas. O franciscano abdica da vida palaciana que a igreja desfrutava antes das repúblicas democráticas. Criando um plano próprio de atuação, eles deixaram sua marca na história. O grande mérito franciscano é ser o primeiro a ter contato de igual para igual com o povo, são mais próximos da realidade dos oprimidos”, afirma.

A humildade é um conceito fundamental na vida dos toqueiros. Para Braga São Francisco é tão reverenciado no mundo por ser exatamente aquilo que menos se vê, uma pessoa abdicar de riqueza e facilidades para olhar pelos que nada tem. ”Dizem que certa vez um irmão veio alegre contar para São Francisco que tinha ganhado uma moeda de ouro. O santo orientou o discípulo a enterrar a moeda embaixo de um monte de estrume, dizendo que aquele era o lugar do vil metal” conta.

A teologia de São Francisco tem como principio a pobreza evangélica. Alexandre Braga diz haver uma forte relação entre a pobreza e a libertação. “Para adquirir a liberdade filosófica e organizativa, os franciscanos encontraram na pobreza uma forma de libertação, uma maneira de não se atrelar a interesses mundanos e comerciais. Acabaram por inventar um próprio sistema baseado na simplicidade e ações como mendicância e solidariedade”. Qual o papel dos  franciscanos no atual momento da igreja católica? Neste ponto o estudioso é categórico: muito pequena.

Os franciscanos são vistos com bons olhos pela maioria das correntes existentes na estrutura do alto clero católico. Por não disputar os principais cargos da igreja, são tratados com respeito e admiração pelo próprio Papa Bento XVI. Braga afirma que essa relação com Ratziguer é pouco legitima do ponto de vista filosófico. “O Bento XVI defende a volta das celebrações e cultos em Latim,afirma ter posições pouco progressistas em relação ao celibato e a presença de mulheres na igreja. O que está acontecendo? O catolicismo vive um refluxo, porque a igreja não quer se modernizar, assim como aconteceu com os soviéticos, é a dureza que levará os católicos para derrota. Os franciscanos por serem uma das correntes mais progressistas tinham que interferir mais nos rumos eclesiásticos”. Entre críticas e elogios fica a certeza da contribuição incalculável dos franciscanos para a humanização da igreja católica, que já possui bancos,exércitos e privou negros e pobres de participar de cultos.

1 Comentário

Filed under Artigo

One response to “Franciscanos, filosofia e conceitos

  1. Raquel Berlim

    Adorei o artigo e, quando a gente vê a data, parece até profecia.

    Parece que o “desejo” de maior participação dos franciscanos foi atendido com a chegada do Papa Francisco.

    Tais reformas progressistas já foram assistidas e a tendência, ao meu ver, é somente melhorar.

    Viva ao Papa Francisco!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s