Neo Entrevista

O outro lado da “balança”

Entrevista com o Pastor Ademir de Brito Teixeira

Por Iara Fonseca

A Fé  está presente no coração de grande parte da nossa sociedade, fator que motiva a doação. São pessoas que crêem na presença do sobrenatural, força divina e assim, estabelecem contato entregando sua vida ao um ser perfeito e infinito. São diversas doutrinas, católica, espírita, evangélica, budista, etc. Todas, ligadas por um laço concreto de confiança no amor divino.

Hoje a Igreja e seus desdobramentos cristãos, realizam diversos papéis em nosso meio e preenchem lacunas como a desigualdade social, efetuando inúmeros projetos sociais. Contudo, percebemos que a concentração de poder financeiro nas mãos de poucos, acabam por construir um estado bastante triste, que se agrava a cada dia, mesmo com todos os trabalhos executados. Em conversa com Ademir de Brito Teixeira, 49 anos, pastor da Igreja Comunidade Cristã de Belo Horizonte, tive acesso a análise de outra religião diante da vida consagrada de doação dos integrantes da “Toca de Assis”.

‘‘É fundamental nos educarmos como povo de Deus, como povo brasileiro para não permitirmos que o empobrecimento continue aumentando e o abismo social se aprofunde no processo que não tenha volta. Ajudar o pobre e acabar com a pobreza é um dos remos do barco do amor de Deus aos homens por quem seu filho Jesus morreu’’ explica o Pastor.

Para entendermos um pouco mais sobre a uma visão de um religioso diverso dos toqueiros, algumas questões foram levantadas:

– Neo Entrevista: Como  analisa o trabalho social adotado pela “Toca de Assis”?
Pastor: Maravilhoso e fundamental para quem dele se beneficia.

– Neo Entrevista: Você acredita que a ausência diária da família seja interessante para a construção de um individuo religioso abnegado e consciente de sua missão?
Pastor: Não há uma única resposta a essa pergunta, para alguns que se sentem vocacionados sim, para a maioria não. “Família” é idéia de Deus.

– Neo Entrevista: Os Toqueiros seguem o voto de castidade, assim, não tem filhos. O Pastor acredita que existam benefícios com a interrupção da construção familiar?
Pastor: Neste caso especificamente não há de se falar em desconstrução da família, pois eles continuam parte de suas famílias. Pode-se falar em não construção de uma nova família no modelo nuclear, porém constroem outra, a da toca, dos toqueiros, irmão de fé, vida e morte.

-Neo Entrevista: Você  acredita que “o afastamento social” direciona a busca pela religiosidade?
Pastor:
Para alguns sim por um pouco de tempo, depois devem se dirigir ao seu próximo, para alguns outros não, vão construir sua experiência religiosa comunitariamente.

-Neo Entrevista: Como você analisa os votos de castidade, pobreza e obediência?
Pastor: A Castidade é vocação para alguns conforme Jesus mesmo disse (há eunucos que assim se fazem pelo reino de Deus), logo não para todos. A pobreza não vejo como virtude e sim como desafio a ser vencido, caso contrário seria um contra-senso tentar aliviar alguém de sua pobreza, logo a pobreza deve ser evitada, combatida e não aceita como uma ferramenta de santidade, virtuosidade ou carma. Já a obediência depende de cada grupo religioso ou ordem.

-Neo Entrevista: A vestimenta e indumentária utilizadas pelos integrantes da Toca de Assis é muito parecida com a de São Francisco de Assis. O que você pensa a respeito disto? No caso da personificação da imagem?Como se dá?
Pastor: As roupas de São Francisco de Assis eram nos seus dias as roupas dos pobres e não um uniforme desenvolvido para o grupo dele, então não vejo razão alguma para alguém se vestir como ele (Aliás, acho que ele não aprovaria ser um “personal style” de quem quer que seja). Mas respeito muito a opção dos indivíduos que querem se parecer com ele até nas veste.

Perguntado ainda sobre a questão do sexo, o Pastor Ademir afirmou categórico: ‘Acredito que o sexo também é coisa de Deus, assim sua importância é divina e fundamental para existência da raça e do ser humano’’.

Ademir ( foto arquivo pessoal)

1 Comentário

Filed under Entrevista

One response to “Neo Entrevista

  1. Olá, gostei muito de seus artigos, gostaria de te convidar para partipar de uma rede de troca de conteúdo, para mais detalhes me adiciona no msn co_herdeiro@hotmail.com ou me manda um email ok, ou ainda veja mais detalhes em http://www.ocasional.com.br/howto.aspx Abraços. Samuel

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s